Aprenda a controlar seus gastos

terça-feira, janeiro 15, 2013

 Eu ♥ comprar! Mas sei que gastar além do que deve é mais comum do que se imagina. Mesmo quando minha Becky bloom interior fica doida para torrar tudo nas liquidações da vida, começo a mentalizar minhas prioridades e ela se acalma. Com você não precisa ser assim. Vou dar algumas dicas para aprender a gerenciar melhor seu orçamento seja ele universitário como o meu ou não.

Quem nunca levou pra casa uma blusinha que nem gostou tanto assim por se deixar levar pelo impulso? Ou torrou toda a mesada numa semana? Ou então, recebeu o salário e deixou de pagar as contas para comprar algo que no fim das contas nem foi tão importante assim?



A principio pode parecer que essas coisas acontecem apenas com adolescentes - só que não - sei que qualquer pessoa com crédito na praça está sujeita a se endividar. Os especialistas em educação financeira garantem que, se durante a infância e a adolescência, não aprendermos a lidar com o nosso dinheiro, podemos virar adultos que sempre gastam mais do que têm, e que nunca conseguem realizar seus sonhos, porque não se organizam para isso.

A causa desses problemas tem muito a ver com a nossa vontade de consumir cada vez mais! O nosso desejo é infinito. Só que os nossos recursos, não. Por isso, é preciso escolher o que realmente queremos e abrir mão das outras coisas.

Guarde para comprar à vista 
Como as lojas dividem tudo em pelo menos 12 parcelas sem juros, a gente acaba se empolgando, achando que tudo sai "baratinho". Mas, se você quer ficar no lucro, ponha na ponta do lápis o valor do pagamento à vista e a prazo e compare. Vai ver como vale a pena a primeira opção.

Tome cuidado com o cartão de crédito
Segundo uma das pesquisas reunidas no livro Você sabe Lidar com seu dinheiro?, de Marília Cardoso e Luciano Gissi (Artemeios), cerca de 28% dos jovens entre 12 e 17 anos usam cartão de crédito e 50,4% dos gastos com ele acontecem em lojas virtuais. A facilidade de comprar e pagar sem sair de casa entusiasma. Mas todo cuidado é pouco. Nunca devemos usar o cartão para comprar algo que não sabemos como vamos pagar.  Só usar quanto tiver certeza que pode saldar a dívida. Outra dica: pague na data de vencimento, para não se dar mal com os juros.

Garanta um extra, não é tão dificil quanto parece
Muitas empresas, especialmente na época de fim de ano, reforçam sua equipe, contratando funcionários temporários. Em lojas de shopping, por exemplo, isso é mais que comum. Por que não dar uma passadinha para perguntar como será o processo seletivo e se inscrever? E já pensou que ninguém mais tem tempo para levar os bichinhos para passear? Aí entra você, usando seu tempo livre e ainda lucrando. Busque as chances e faça dinheiro!

Criatividade para economizar
Crie situações, com os amigos e com a família, em que o dinheiro não seja fundamental. Em vez de ir ao cinema, tire uma horas para jogar vôlei no parque. Em vez de balada, marque uma noite de pizza na sua casa e cobre uma quantia definida de cada amigo. Em vez de comprar roupa nova, customize o que tem, com a ajuda daquela tia que a-d-o-r-a costurar. Que tal ir à um brechó de qualidade da sua cidade? Ás vezes se encontra coisas muito boas por lá Experimente essas mudanças de atitude e vai se surpreender com a economia que fará no fim do mês! Já escrevi sobre isso AQUI .


E você, sabe resistir a tentação de comprar?

Leia também

10 comentários

  1. Oiiiie,
    te indiquei num meme no blog:

    http://giihflore.blogspot.com.br/2013/01/meme-ano-novo.html

    bj

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, estou precisando delas! rs Principalmente a do cartão de crédito que sempre gasto sem necessidade, mas estou tentando melhorar, por exemplo, ultimamente tenho optado por programas caseiros e tenho visto diferença.
    Beijos Bru.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aprendendo a comprar a vista depois que perdi o emprego e tenho inumeras parcelas pra frente hahahaha

    bjs,dani
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boas sua dicas e seu blog é um encanto.Eu ainda bem consigo me controlar bastante. Gosto de fazer compras á vista sempre que posso.
    Dá uma passadinha no meu blog se puder.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas! Especialmente a última, sou fã de brechós!!
    Beijos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meldels tenho q imprimir seu post e colar na porta da geladeira, guarda roupa, banheiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    olá passando p te visitar e ja gostei de tudo aq to seguindo retribui?? bjO

    http://stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu gostei de todas suas dicas.
    Mas por aqui eh bem diferente.

    Eu sempre falo que TUDO no Brasil eh MTO caro! e eu nao entendo pq.

    Eu tenho me segurado mto ultimamente!
    Compro so se for algo que eu ache MTO unico primeiramente, bonito, fique bem em mim e esteja com preco bom!
    Antes, se eu achasse bonito, mesmo sem experimentar ou sem saber como ou com o que usar, eu levava! (mas preco eu sempre pechinchei).

    Acho mto futil gastar horrores em algo que eu posso achar num brecho daqui uns tempos; ou coisa do tipo.

    Outra vantagem daqui: os brechos! sao mtos! com coisas unicas e semi-novas! algumas novas ate.
    E outra vantagem: eu posso levar roupas minhas pra vender la! ja ajuda neh!?

    Tem o ebay tb, que da pra vender coisas em bom estado e ganhar um dim dim! ja ajuda nas proximas comprinhas ;)

    Continuo apostando no reformar e re-usar (brechos, bazares).
    Afinal, moda vai e volta sempre! e pra que ficar no vermelho por causa disso!? ;P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Menina essas dicas veio a acalhar, esse ano entro em um processo muito importante em minha vida então preciso economizar ao maximo!
    Bjkas...

    ResponderExcluir
  9. Hey, eu costumo anotar tudo o que gasto para não passar dos limite, mas gasto tudo o que tenho rsrsr

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem... Eu tenho Problemas... hihihi...
    Não consigo comprar à vista. Mas em compensação sei listar prioridades! Tenho dois vícios enormes: Livros e Esmaltes. Eu Recebo oSalário, pago as Contas fixas (Provedor de Internet, do Blog, Minha parte nas despesas da casa, incluindo colégio do Filhote, Gasolina, Provedor/Servidor do Blog. E o que sobra.... Bem o que sobra/quando sobra eu parto do princípio que é meu. E aí que que entra o "vilão" e a tentação do cartão de crédito. Nunca me enrolei ao ponto de ser negativada em meu crédito nem de ter serviços cortados, mas já me peguei querendo viajar ou comprar algo que eu queria e ter que adiar por conta de não ter dinheiro naquele momento. Dicas para economizar são sempre muito bem vindas. E Parabéns pelo Blog! Abraços!

    ResponderExcluir