Dicas para ter mais estilo

quinta-feira, dezembro 20, 2012

 Primeiramente quero que entenda o intuito deste post não é ajudar você a encontrar um estilo imutável até porque isso não existe. Pode reparar todas as pessoas (celebridades e mortais) consideradas estilosas mudam com o passar do tempo. Porque estilo não tem a ver somente com pegar um punhado de roupas e combina-las.  Para a coisa funcionar tem que ter coerência com o conteúdo, ou seja o seu jeito de vestir está diretamente relacionado a sua autopercepção e como quer ser vista.O post ia ficar maior do que isso por isso resolvi dividi-lo em quatro partes. :D

1 Saiba quem é você
 Saber que seu estilo expressa sua personalidade é só o começo. O próximo passo, bem mais difícil, é responder a esta pergunta: quem é você? Definir exatamente a nossa personalidade pode ser uma tarefa complicada (ás vezes cara para quem recorre a terapia), mas um bom jeito é prestando atenção nas suas escolhas. Não falo apenas de roupas, mas da turma com quem anda, dos livros que lê e das músicas que escuta. Isso é apenas um ponto de partida! Por isso, preste atenção nas pessoas que admira, sejam elas escritoras, modelos, cantoras, atrizes e por que não as amigas?

2 Encontre repertório
Vestir-se é como escrever: se você não tem vocabulário, pode esquecer, não vai conseguir se expressar. Não com clareza, pelo menos. Pode ter certeza de que aquela sua amiga estilosa está sempre de olho nas revistas (que mostram como usar as peças tendência, os estilos e etc), na internet (nos sites de streetstyle, blogs de moda), uma inspiração excelente. Além dos filmes relacionados a este universo que dão um banho de referências, já reservei outro post para tratar mais sobre isso.

3 Analise seu guarda-roupa
Há gente que só tem estampa no armário, mas diz que adora tendências minimalistas. Oi? Assim, quando essa pessoa abre o guarda-roupa acaba não achando nada lá dentro que queira usar. Para saber se você sofre desse mal, faça uma lista detalhada com tudo o que você gosta - calça, vestido, saia? Lisa, colorida, com estampa? Brinco, colar, pulseira? Depois, pegue essa lista e vá até seu guarda-roupa. Tire o que destoa da sua lista e anote o que você adora, mas não tem lá dentro. Outra coisa que ajuda muuuito: separar as peças que te vestem bem (que todo mundo elogia quando você usa) e olhe bem para elas: como é a modelagem? Qual é a altura do decote? Por que gosta tanto dela? É o que chamo de filosofia de closet! 

4 Peça ajuda
Conhece alguém cheia de estilo? Mesmo que a primeira tentação seja copia-la, não faça isso. Chegue mais perto e aprenda com ela. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Agora, se a fia for metida esqueça essa dica!  Sempre há alguém estiloso, mais humilde e solidário por aí! 

5 Fique de olho nas compras
 Renovar o guarda-roupa de vez em quando é ótimo, mas você não precisa torrar uma grana toda vez que quiser algo novo. O ideal é guardar dinheiro para peças de que você gosta muito ( e usar mais vezes) ou que sejam clássicas , como mostrei neste post aqui. Já as coisas que são aquela "moda de momento" podem ser compradas em lojas mais baratas.

6 Encare o espelho
Gente que assume o estilo nem sempre agrada a todos. Aqui na minha cidade que o diga, há três anos atrás quando decidi usar chapéu sempre rolava uns olhares esquisitos e muitas vezes enviesados para mim. Hoje, isso melhorou bastante por que o número de pessoas que usam chapéu nas ruas soteropolitanas aumentou consideravelmente. Voltando a dica, às vezes a coisa chega a ponto de rolar comentários imbecis e até carregados de preconceito (se o estilo for muito radical) . Você tem que filtrar o que escuta. O espelho é o seu maior juiz. Se depois de encará-lo, ficar insegura, troque a produção e seja feliz! 

*Baseado no texto da Adriana Yoshida, editora criativa.

Em breve segunda parte da série! Diga para mim:  o que achou das dicas?

Leia também

12 comentários

  1. Gostei muito das dicas, flor! Seu post ficou ótimo!!
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. As dicas são ótimas, Moema... hoje em dia onde tudo o que as meninas sabem fazer é copiar estilos que não tem nada a ver com o delas, essas dicas são preciosas!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas Moema!
    Acho que a 1 eh fundamental e a mais dificil: saber quem somos!
    Com tanta coisa hoje em dia, fica um pouco dificil se enxergar! mas eh o que importa pra mim realmente.

    Eu ja sai com altas roupas que "nao estavam na moda do momento" mas que eu me sentia bem! e nao me importei se alguem estava reparando se eu estava na moda ou nao.
    Acaba ficando uma mesmice! todo mundo sai meio igual! e eu nao gosto disso ;P

    Uma dica que eu adorei e preciso fazer, eh a 3!
    Agoooora que eu to comecando a pensar mais na hr de comprar! juntando menos e dando/vendendo coisas que eu tinha e q nao usava ha tempos! tinha pq achava bonito! mas nao me sentia bem usando.. aff

    Enfim, adorei! espero pela parte 2 ;]
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as suas dicas, são bem uteis...
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  5. já que você vai fazer uma segunda parte desse post, seria legal para quem quer ter estilo renovar o guarda roupa gastando pouco, ao invés de jogar a roupa fora pode customizar.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Acho que antes de investir em um milhão de roupas a pessoa tem que descobrir seu estilo, aceitar seu corpo, isso é fundamental! <3

    http://mariananathali.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas, principalmente porque o principal enfoque é no auto-conhecimento. De nada adianta ser uma cópia fiel de algum ícone de moda e continuar sem estilo próprio.

    http://naosouumbolinhodearroz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. hahaha que graça seu blog! Seu post ficou muito bom, espero ver as proximas partes, achei as dicas 1 e 3 fundamentais! bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, acho muito importante saber quem você é e não seguir "modinhas", tem que ser você! haha
    Beijos, DestemidaGarota|Blogspot.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Moema! Tudo bem?
    Gostei das dicas! Acho que estilo tem que ser algo natural. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu uso o que faz eu me sentir bem acho que essa é uma dica fundamental, pois não adianta usar o que ta na moda e não se sentir bem!
    Bjkas...

    ResponderExcluir