Rock e moda: um namoro que faz história

sexta-feira, julho 13, 2012

 A música e a moda sempre flertaram e desse romance surgiu diversos estilos. O fato que não podemos negar: cada época lançou mão de uma indumentária para contar sua história. Hoje, não há como não associar certas referências no visual a determinado padrão de comportamento, estilo de vida. Por isso, esse post é a minha homenagem ao dia mundial do rock. Contarei sua história através de looks!



 De Elvis às bandas atuais,  saiba tudo que virou mania por causa dele: O bom (e nunca!) velho rock n' roll




Anos 50
Elvis, marco zero


"Antes de Elvis, não havia nada". A frase clássica de John Lennon define o que Elvis Presley significou para a história do rock. Suas roupas, sua dança e seu rock and roll, com raízes no blues, viraram hit para os jovens da época. Os anos 50 foram marcados pelos jeans bem escuros, suéteres e jaquetas de couro. Saias rodadas e cigarretes eram peças curingas para dançar à vontade.

Anos 60
Beatlemania


O grupo mais bem-sucedido da história do rock saiu de Liverpool, Inglaterra, para sacudir o mundo. Influenciada por um ideal de liberdade, a juventude usava a música, a moda e a literatura como forma de expressão. A Inglaterra dos Beatles também era o país das garotas mais modernas. Foi lá, em Londres, que a minissaia bombou nos anos 60.

Anos 70 (ínicio)
Paz, amor e festivais


O desejo de um mundo sem guerras e de total sintonia entre homem e natureza. Nada marcou mais a década de 70 quanto o movimento hippie, que renegava a cultura americana e olhava para outras culturas: saias de ciganos, batas indianas, estampas psicodélicas, tie-dye e florais se misturam com o jeans. O festival de Woodstock, nos EUA, projetou o estilo mundialmente, Janis Joplin imortalizou a moda de brechó com suas calças boca-de-sino, suas estolas e seus acessórios étnicos.

Anos 70 (final)

Punk


A moda não foi mais a mesma depois que os punks surgiram no final dos anos 70. Apesar de se considerarem antifashion, eles foram os precursores de várias tendências. Com filosofia anarquista e libertária, eles se vestiam com elementos contestadores.  Alfinetes, patches, jeans rasgados, jaquetas com rebites, coturnos e correntes foram algumas das peças que eles trouxeram para dentro do nosso guarda-roupa.

Anos 80
O Black dos góticos


Dizem que eles gostam de cemitérios e simpatizam com religiões esquecidas, como o paganismo e o vampirismo, mas é a atmosfera misteriosa e introspectiva que define o perfil gótico. Preto é a base. Elementos medievais, como a renda e gola alta, ou materiais sintéticos, como o vinil e o pvc, vêm misturados a acessórios obscuros ou religiosos. Bandas como Bauhaus e The cure foram os responsáveis pela divulgação do estilo gótico na década de 80.


Anos 90
O rock que veio de Seattle


Foi lá no noroeste dos Estados Unidos que as guitarras sujas e as letras angustiantes dos grunges surgiram. Na década de 90, os selos de música independentes, como a Sub Pop, foram os responsáveis por propagar o movimento grunge. Além de raízes no punk, eles tinham forte influência de músicas regionais americanas. Alguns críticos dizem até que eles foram o último sopro do rock. Jeans desbotado, camisa flanelada e sobreposição de camisas são algumas características da moda relaxada do grupo. Bandas como Pearl Jam, Nirvana e Mudhoney são as maiores referências do grunge.


Anos 2000
Indie que é pop

O rock de garagem não tinha nenhuma pretensão de ser pop. Só que não dá para escapar da fama. É o caso dos Strokes. A ideia de não ter gravadora  ser uma banda com selo próprio consolidou o termo indie: de bandas independentes. As roupas refletiram a despreocupação com o visual. Parecer desarrumado, com toques brecholentos e camisetas velhas é fundamental, ao lado do jeans justo e do tênis "No brand" estilo Converse.

Leia também

3 comentários

  1. adoro um estilo mais anos 70 e anos 90 :)

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post Moema!
    Nunca tinha me dado conta de toda a influencia que o rock trouxe pra moda e vice-versa :D
    Acho que no fundo, eu tenho de tudo um pouco! tanto na moda, quanto na preferencia dos rocks x)
    Adorei!!!!!!!!!!

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  3. genteee! adorei isso!! os looks estão perfeitos!!
    eu queria MUITO ter vivido na época dos anos 90, bem grunge! ahhahahaha
    beijuuu

    ResponderExcluir