Como criar um blog

quarta-feira, julho 11, 2012

Já perdi as contas de quantas vezes tentei convencer algumas amigas a criarem blogs para compartilharmos o que gostamos. Infelizmente, nem sempre consegui convence-las da delícia que é blogar! Que tal se arriscar nesse universo?

Você já pensou em dividir pensamentos e confissões pela web? Pode parecer estranho de inicio, mas essa é uma ótima maneira de se aproximar dos amigos e deixá-los por dentro de todas as novidades. O melhor de tudo isso, é que você não precisa ser nenhuma "ninja" em internet para se tornar blogueira. Quer ver só?


Ponto de partida: cadastre-se em um site que possua a ferramenta de blog. O blogger e o Word press são os sites mais populares do assunto e oferecem o serviço de graça. Além disso, é muito fácil de usar as ferramentas. Independente da plataforma que você escolher é recomendável fazer o backup dos seus dados (layout, comentários e etc) sempre. Uma atitude simples que poupa muitas dores de cabeça.


Batize seu espaço: o próximo passo é dar um nome ao seu diário virtual. Escolha palavras simples e em português que representem um pouco de você.  Vale tudo: letras de música, apelido, pseudônimo... O que a criatividade mandar. Não coloque nada longo e difícil. Afinal, para ter muitos acessos, o endereço precisa ser fácil de memorizar.


Personalizar é preciso: geralmente quem está começando não tem prática ou conhecimento nesse tipo de design então pode encontrar nos próprios sites de hospedagem um número enorme de templates para escolher. Veja o que mais faz o seu estilo. Caso você não queira tentar a sorte e seu orçamento esteja bom pode incumbir um designer da personalização. Pode ter certeza que seu blog vai parecer mais original e, claro com o seu estilo.


Mostre a cara: capriche na apresentação do perfil falando mais sobre sua personalidade e gostos pessoais (como música, seriados de TV, atores prediletos, comida favorita, livros, etc). Incremente com uma foto sua bem bacana.


Crie elos: não esqueça de trocar links com blogs, fotologs e sites de amigos. Dessa forma, você facilita o acesso ao seu diário e aumenta o número de visitas. Comente nos blogs que curte, observe como as pessoas interagem e não esqueça de retribuir as visitas que recebe. Os leitores são os melhores amigos que o blogueiro pode possuir. Eles lembram de posts legais, comentam, compartilham nas principais redes sociais. Não negligencie essa relação!


 Atualize sempre: na hora de publicar um texto, não assassine o nosso idioma e seja objetivo. Para quem lê, o português correto é sempre bem-vindo, não é? Tome cuidado também com as coisas que escreve. Não é nada legal ficar falando mal das pessoas e muito menos expor demais a sua privacidade. Uma vez visitei o blog de uma garota que escrevia até sobre as brigas que tinha com o namorado... E eu a conhecia pessoalmente. Constrangedor, no mínimo.

Gostou das dicas? Comente!

Leia também

3 comentários

  1. Olha eu não tenho costume de falar para todos que tenho um blog, mas todos sabem que ele existe! Engraçado que todo mundo fala vou fazer e nunca faz ¬¬
    Acho que o importante que o que você fale no seu blog você sabia falar bem, e não seja o CTRL C + CTRL V de outros e que podemos ler por exemplo no Wikipedia.
    Adorei as dicas, sempre lembrarei desse post quando perguntarem se vale a pena abrir um blog!
    Beijos Moema

    ResponderExcluir
  2. @CinthyaEssa enrolação acontece comigo também. Pois é conteúdo é tão importante quanto uma bela embalagem. Obrigada pela consideração, Beijos!

    ResponderExcluir