Mary & Max - Uma amizade diferente (2009)

domingo, setembro 11, 2011

  Bem, estava um belo dia em casa totalmente ociosa (atacando a geladeira de cinco em cinco minutos) ai resolvi apelar para os telecines da vida em busca de um filminho pra passar melhor o tempo (a loca do controle remoto).  Vi comentários muito bons sobre este filme com a única ressalva: Prepare o lenço, fia!

 Sinopse: Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália.  Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida. Via: adorocinema


Apesar de se tratar de uma animação e, produzida todinha em stop motion este filme não tem nada de infantil. Muito pelo contrário, Mary & Max consegue abordar assuntos bem sisudos com simplicidade, arrisco dizer até que com um fiozinho de humor.  Em suma me identifiquei em alguns momentos com a personagem Mary, me lembrei da época que remetia cartas, por conseguinte, das amizades que fiz através deste meio de comunicação tão retrô nos tempos atuais.


A fotografia no estilo preto/branco com pequenissimos toques de cor aprofundou meus sentidos, ora fascinava, ora me entristecia. Quer saber se chorei? Chorei tanto, mas tanto que pensei que não ia parar principalmente por causa do final. Quando você se envolve com a estória fica torcendo pelas personagens... Eu, por exemplo senti muita dó do Max, conheço um senhor muito parecido com ele de quem inclusive sou amiga. E a Mary? Fiquei com raiva dela em alguns momentos, com pena, me solidarizei em outros.

Prepare o lenço, fia! - Mary & Max mostra o quanto somos vulneráveis mesmo que cotidianamente seja preciso maquiar isso numa espécie de complexo de super homem. Sendo que muitos adoecem justamente por isso, por esquecer a sua humanidade e, querer usar somente a razão.


Leia também

6 comentários

  1. Olá!!
    O Filme parece ser maravilhoso!! >< os personagens são uma graça!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Prepare o lenco fia foi o maximo! euheuhe x)

    Que fofo! eu vou pegar pra assistir depois com certeza; adoro filmes de animacao.

    E meu lay sou eu que faco mesmo :~
    So que uso um programa beeem limitado, que faz o basico sabe? mas eu acho que gostei do resultado tb dessa vez.. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com o filme aqui em casa e ainda não consegui assistir... Tenho muita vontade de assisti-lo! Animação, quem resiste? <3

    ResponderExcluir
  4. @Paula
    Gostei dos seus layouts, por acaso o programa que usa é o artiseer?
    Soube que é bem limitado msm.
    Bjos e não suma! :)

    ResponderExcluir
  5. @Endry Qto tempo hein?
    Acho que irá gostar, ele é bem sensivel e trata de temas adultos com suavidade. Amo animações mesmo as infantis... Super beijo!

    ResponderExcluir
  6. fiquei com mta vontade de ver!!!!!!!!!

    ResponderExcluir