Queijadinha delicia de casquinha

terça-feira, agosto 16, 2011

Sei que não tenho hábito de colocar receita aqui no blog mas hoje resolvi abrir uma exceção.  Desde que decidi aprender a cozinhar minha mestra (minha mãe) está me ajudando nas receitas. Dentre as favoritas está a queijadinha de casquinha, uma sobremesa gostosa para uma tarde de chá com os amigos.

Ingredientes:

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 ovo
2 colheres (sopa) de açucar

Recheio
1 coco fresco ralado (250 g)
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de açúcar
1colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes da massa. Amasse com a ponta dos dedos até que fique lisa e homogênea. Forre 24 forminhas para empada com essa massa. Reserve. Prepare o recheio: coloque numa panela grande o coco, as gemas, o leite condensado e o açúcar. Leve ao fogo brando e, sem parar de mexer, deixe até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, junte a manteiga e misture bem. Despeje esse recheio nas forminhas com massa que ficaram reservadas. Leve ao forno médio (180 C°), previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos, até dourarem.
Retire do forno, desinforme, deixe esfriar e sirva.

Rendimento: 24 queijadinhas

Curiosidade: Irmã dos Quindis e Cocadas, a queijadinha apareceu nos tabuleiros dos negros libertos como mais uma das queijandas, iguarias que podiam ser saboreadas nas ruas, de consistência firme e o bom sabor do doce de coco. Via: O Doce Brasileiro - Nestlé

Leia também

3 comentários

  1. hummmmmmmmmm

    adorei mto !!!!!!!! =9

    ResponderExcluir
  2. Eu to babando aqui! me lembra muito uma que a minha avo fazia :~~~
    Eu querooooo! dps vou tentar ;]

    Beijos!

    ResponderExcluir