Matrioskas

terça-feira, junho 14, 2011

 Estou sentindo uma tendência pra breve: Matrioskas!  Para quem nunca ouviu falar ou, se ouviu não ligou o nome ao objeto, matrioskas (mamuskas) são aquelas bonequinhas russas feitas geralmente de madeira que ao abrir tem outra e outra... Até cansar.



 Sempre achei o mecanismo das matrioskas bem interessante e meu sonho era ter gigante (tipo assim 1 metro de altura) para enfeitar a sala de estar. hehehe  Sou uma menina curiosa e logo, quis saber a origem das charmosas bonecas. Sendo assim, resolvi pedir ajuda a mãe das respostas impossíveis aka Wikipédia.

 Provável estória da matrioska
(...) um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Quem quiser se aventurar e criar a sua própria matrioska de feltro abaixo um excelente tutorial. Se fizer envie a foto para eu colocar no tumblr do blog ok?


Clique na imagem para ampliar


A moda matrioska tem futuro? Dê a sua opinião!

Leia também

3 comentários

  1. Verdade! Tb senti uma forte tendência dessas bonequinhas... aah lindas! Pena que não sou tão boa com trabalhos manuais desse tipo =/

    ResponderExcluir
  2. acho que tem futuro siM!! são mto fofas =)

    ResponderExcluir
  3. As Matrioskas são a maior tendência! Têm muiiitos objetos diferenciados com as fofas. Eu, particularmente, adoooro! São super fofas e, é claro, são crafts, que eu amo <3

    beijinhos :*
    Bom feriado!

    PS: Obrigada pela visita no meu cantinho! *-*

    ResponderExcluir