Cotas em desfiles de moda: Você é contra ou a favor?

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Semanas de moda sempre rendem assunto, seja pelos desfiles incríveis ou pelas noticias bombásticas. Quem não se lembra da regra que bania as modelos com Índice de massa corporal abaixo de 18 de desfilarem?  Se não recorda este fato clique aqui. Pensando nisso, achei interessante falar aqui no blog e saber a opinião das leitoras.


Em 2008, a promotora Deborah Kelly Affonso membro do grupo de atuação especial a inclusão do ministério público de São Paulo abriu um inquérito pra apurar a prática de racismo no São Paulo Fashion Week (o maior evento de moda do país que este ano começará dia 28 deste mês). De acordo com ela o percentual de modelos negros que participam do evento (Em torno de 3%) é bem menor do que o de brancos.

Curiosidade: Na temporada de 2008 somente oito dos 344 modelos que desfilaram na SPFW eram negros.

Dai que em 2009 foi criado um acordo de inclusão: As grifes que participam do SPFW devem ter pelo menos 10% de tops negros, indígenas ou afros descendentes em sua passarela. Aquelas que não cumprirem a norma serão multadas! 

Dê a sua opinião!

Leia também

2 comentários

  1. aiai... nem quero opnar!!!

    Moema... o lay ficou lindo!!! foi vc quem fez o desenho!? bjos

    ResponderExcluir
  2. Sou contra. Primeiro porque isso sensura a criatividade dos estilitas em casos específicos. Exemplo: se o estilista quiser fazer um desfile apenas com orientais porque inspirou-se em um determinado assunto que relaciona-se com a cultura oriental?! #comofaz

    Segundo porque acho que o preconceito e racismo não vai acabar com a imposição, muito pelo contrário. Não deveria existir, claro. Mas, se existe, a conquista deve ser de cada pessoa, inclusive para a alto estima de cada um: saber que está lá porque conquistou seu espaço, e não porque ouve obrigação.

    Quanto ao look que postei no blog, obrigada! E respondendo sua pergunta, estou no penultimo semestre de Design Gráfico. ^^

    ResponderExcluir