Tutorial: Tumblr

terça-feira, julho 27, 2010

Nível: Básico


Tudo começou quando, outro dia navegando na net vi blogueiros comentando bastante dele e não sabia do que se tratava. Foi quando resolvi conhecer mais a respeito e gostei tanto que criei esse tuto para apresentar ou ajudar quem ainda não conhece a navegação no site.


Antes de começar a explicar o funcionamento primeiro é presciso saber o que é o Tumblr (Se alguém souber pronunciar me diga please).

Tumblr é um microblog/ sistema de rede social e seu funcionamento seria um meio termo entre twitter e wordpress, pois permite publicar textos curtos, fotografias, videos, áudio, divulgar links.  Assim, como no twitter que o usuário pode seguir outros, no tumblr isso também é permitido.

Além disso, outras coisas interessantes é que você pode retwitar o que foi postado por outra pessoa, ou melhor reblogar o que foi dito. Caso goste de algo postado pode simplismente favoritar o que lhe agrada com muita praticidade.

Para os que desejarem uma página personalizada existem várias opções dentre as quais escolher um dos modelos pré-existentes de personalização, copiar o html disponibilizado por algum usuário ou, ainda, se tiver tempo e conhecimento criar seu próprio tema.



É muito fácil e super rápido criar uma conta e começar a postar:





Assim que vc acessa a página principal, aparece na tela um formulário o qual deverá preencher 3 campos:  endereço de e-mail, a senha que quer e o nome de usuário que fará parte do endereço do seu tumblog. O resultado ficará assim:



Logo, sua conta será criada e automaticamente estará logado. Normalmente o site envia um e-mail confirmando o seu cadastro, após confirmar o seu registro você será redirecionado para o seu painel de controle ou, melhor dashboard.



Dai poderá começar de fato a postar fotos, citações, links, chats, áudio ou video procurando os devidos ícones. Se quiser customizar a sua página basta clicar em Customize que fica no lado direito do seu dashboard.

Como em outras redes sociais, você pode integrar o seu tumblog rapidinho ao twitter, facebook, celular.

Para seguir usuários basta ir na página deles e procurar por um botão de texto escrito:  + follow, para reblogar um post clique no texto ou ícone correspondente.



Curiosidades #mode on: Reparei que muitos usuários aqui no Brasil adotaram o Tumblr substituindo o twittpic, como photoblog. O mais engraçado é que a ferramenta existe desde 2007 e só começou a ser mais usada na blogosfera brasileira em 2009. E o principal motivo apontado pelos brasileiros a fim de justificar a participação tímida no site é a centralização dos perfis de amigos e conhecidos no twitter e orkut. #off


Espero que tenha ajudado alguém com esse tutorial, se quiserem sugerir alguma coisa fiquem a vontade!

Leia também

0 comentários